Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A criação - um acontecimento inacabado



Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta

em que me sento e descanso,

como este ribeiro manso

em serenos sobressaltos,

como estes pinheiros altos

que em verde e oiro se agitam,

como estas aves que gritam

em bebedeiras de azul.


eles não sabem que o sonho

é vinho, é espuma, é fermento,

bichinho álacre e sedento,

de focinho pontiagudo,

que fossa através de tudo

num perpétuo movimento.


Eles não sabem que o sonho

é tela, é cor, é pincel,

base, fuste, capitel,

arco em ogiva, vitral,

pináculo de catedral,

contraponto, sinfonia,

máscara grega, magia,

que é retorta de alquimista,

mapa do mundo distante,

rosa-dos-ventos, Infante,

caravela quinhentista,

que é cabo da Boa Esperança,

ouro, canela, marfim,

florete de espadachim,

bastidor, passo de dança,

Colombina e Arlequim,

passarola voadora,

pára-raios, locomotiva,

barco de proa festiva,

alto-forno, geradora,

cisão do átomo, radar,

ultra-som, televisão,

desembarque em foguetão

na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.



In Movimento Perpétuo, 1956

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

As cosmogonias - nos países nórdicos

As cosmogonias - na India

Vale a penas ver a partir do minuto 36 ou 41 para aprender mais sobre as cosmogonias na índia

A criação do mundo

Os alunos do 7º ano andam, de momento, a maravilhar-se com o cosmos e com a criação do mundo. Têm visto excertos da série Cosmos e feito algumas reflexões sobre a temática.
Aqui fica a reflexão do André Fonseca
Relatório EMRC 7º ano unidade 1 o cosmos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Novo ano lectivo

Pois é! já não estamos no 6º ano e crescemos um pouco. As férias souberam bem mas gostámos de regressar às aulas.

O nosso professor perguntou-nos hoje sobre para que é que servem as aulas de EMRC?
Eis as nossas respostas:

As aulas de E.M.R.C. servem para aprender:

- a distinguir o bem do mal – Rui Barreiras
-a aceitar as outras pessoas como elas são- MIGUEL DIAS !!!
- a melhorarmos como pessoas – André Fonseca
- a viver em comunidade - Miguel Dias
- a não mandar abaixo as pessoas e aprender a respeitá-las – Pedro Garcez
- a pensar melhor e a meditar sobre as nossas acções – André Fonseca
- a tomar as atitudes certas com as outras pessoas – Rui Barreiras
- a apoiar as pessoas por muitos defeitos que elas tenham – Rui Barreiras